Orientações sobre a limpeza de caixinhas de gordura, caixinhas sifonadas e sifões

PREVENINDO-SE CONTRA ENTUPIMENTOS EM SUA RESIDENCIA

As caixinhas de gordura, caixinhas sifonadas do banheiro (onde se encontram os ralinhos) e áreas de serviço foram criadas para reterem a gordura, restos de alimentos, cabelo ou qualquer outro objeto, afim de que estes não se dirijam para a tubulação de esgoto e venham depois a entupi-la. Assim, a limpeza periódica destes recipientes, bem como os sifões abaixo de cada pia é um procedimento essencial para evitar este tipo de transtorno. As de gordura são fabricadas em PVC ou cimento, mas esta diferença não interfere no processo de limpeza.

O antigo costume de jogar soda cáustica ou outro solvente a base de soda na tubulação poderá estar transferindo para frente o problema. Como resposta futura a solução será mais complicada. Não há quem não reclame dos transtornos de uma tubulação de esgotos entupida na rua. Além do mais, produtos a base de soda cáustica são extremamente tóxicos tanto para o ser humano como para os microrganismos que contribuem para a decomposição do próprio esgoto doméstico, assim, a melhor forma é retirar periodicamente a gordura, os detritos, cabelos e fiapos retidos em cada uma das peças.

Entupimentos na rede de esgoto são acontecimentos normais, porém os cuidados preventivos aumentam em muito o intervalo entre eles. Para quem não se importa em optar por fazer o trabalho de prevenção, enfrentando mal cheiro e algumas vezes baratas, ao invés de contratar um profissional, vão aqui algumas orientações:

- Após a retirada dos resíduos da caixinha de gordura, utilizando luvas, uma espátula ou colher de pedreiro (ou outra ferramenta) e um recipiente qualquer, estes deverão ser acondicionados em jornais e sacolinhas e descartados em local apropriado, nunca jogados no vaso sanitário. A limpeza deve ser completada com uma boa quantidade de uma solução simples de água quente e um pouco de detergente biodegradável, jogada no sifão e na caixinha de gordura.

- Os sifões que ligam o bojo da pia à tubulação também devem se limpos por dentro com detergente e água, tomando cuidado para não danificar as roscas e as borrachinhas vedantes, sobretudo quando se tratar de sifões de PVC flexíveis que são mais frágeis.

- No que diz respeito aos fios de cabelo que passam pelo ralinho e se depositam na caixinha sifonada do banheiro, eles podem ser retirados facilmente com um pequeno pedaço de arame dobrado na extremidade.

- Atenção para os sifões internos das caixinhas: eles devem estar sempre fechados com as tampinhas que os acompanham. Se forem do tipo removível, só devem ser retirados para manutenção. Bem vedados eles evitam o mau cheiro e contribuem para evitar o entupimento.

- Por último, não se esqueça que a saúde vem em primeiro lugar:  terminada a limpeza e antes de qualquer outra coisa, lave bem a mãos e desinfete-as com álcool em gel.



Vale a pena prevenir.


Remova a gordura e restos de alimentos...

...com o auxilio de uma ferramenta...

...e uma vasilha qualquer.

Lave com água e detergente biodegradável.

Embale o sólido em jornal.

Coloque em uma sacolinha para ser descartada na lixeira.